domingo, 30 de setembro de 2012

Portifólio do Curso

Este portifólio foi criado com o objetivo principal de registrar as atividades efetuadas no  decorrer do Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, destinado a educadores em geral.  


Atividade 1.2 Quem sou eu como professor e aprendiz ?


Após a  leitura da entrevista de Antônio Nóvoa, fomos instigados a refletir a respeito do papel do professor  no cenário atual, pautado pela transformação devido ao surgimento da tecnologia.
De fato, somos aprendizes, buscando constantemente nos adequar ao novo contexto em que está inserida a educação.


Atividade 1.3 Tecnologia na Escola

Para aprofundar a reflexão sobre Educação e Tecnologia, assistismos à entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor sobre “Educação e Tecnologia” (2004).
Nessa entrevista,Dowbor comenta que, na sociedade do conhecimento, a escola, que tem no conhecimento a sua matéria-prima, tem de assumir um papel muito mais central. Para ele, a escola precisa repensar seu papel diante da atual explosão do universo do conhecimento e das tecnologias correspondentes.  Complementa, ainda, que “A visão geral é que precisamos de uma escola um pouco menos lecionadora, e mais organizadora dos diversos espaços de conhecimento que hoje se multiplicam, com televisão, internet, cursos de atualização tecnológica, processos de requalificação empresarial e assim por diante” (DOWBOR, 2004).
Em seguida, compartilhamos nossas reflexões em um ambiente chamado Diário de Bordo.


Atividade 1.5 Mapa Conceitual de Aprendizagem.

 Realizamos um resumo de modo geral de conteúdos já discutidos em encontros anteriores.
 Produzindo um mapa conceitual, isto é, um diagrama que indica relações significativas entre conceitos de um conteúdo/tema/assunto de uma disciplina ou unidade de ensino, ou, ainda, um instrumento de avaliação. Pode indicar também proposições entre dois conceitos ligados por uma unidade semântica.
Que nos permitiu organizar o conhecimento, aumentando a eficiência da aprendizagem  e organizar  os conteúdos que deveríamos abordar
Em minha abordagem, enfatizei o tema central Tecnologias na educação, algo de grande importância nos dias atuais.


Atividade 1.6  Webquest sobre o projeto de aprendizagem.
 Para realizar esta atividade foi necessário realizar um cadastro no site http://www.webquestbrasil.org/criador/ , e desenvolver uma Webquest, definida por Dodge como uma  uma atividade investigativa, em que alguma ou toda a informação com que os alunos interagem provém da Internet.
   Realizar este feito não é tarefa fácil, portanto foi resultado de muita pesquisa e empenho na realização da mesma.

Atividade 2.3/2.4 Conceituando Hipertexto

Nosso principal recurso foi a internet, onde efetuamos pesquisa sobre o conceito de hipertexto, ocorrendo  um debate sobre o tema e postagem no fórum. 
Hipertexto é um uma designação dada pela mídia a algo que transforma relações entre imagens, sons, textos associados,formando um elo pensado entre as pessoas e unidades textuais, realizando assim a compreensão da leitura. De modo que ao se ter acesso ao hipertexto , também outros terão se estiverem interligados no momento, proporcionando assim a reciprocidade e interação na leitura.


Atividade 2.5 Criando portifólio em hipertexto, 
o seu hiper-portifólio.

 Realizamos a  criação de um blog no servidor da BlogSpot, objetivando registrar ao longo do curso as atividades efetuadas, adicionando ainda  links de acesso. O nome e o endereço do blog foi postado   em nosso fórum, para que ficassem a disposição dos demais cursistas.

Atividade 3.1 Contextualizando a mudança.

     Refletimos sobre a prática dialógica com os alunos, tendo por base a entrevista de Pedro Demo- Pedro Demo aborda os desafios da linguagem no século XXI.
A educação, atualmente tem  se voltado para muitas abordagens e discussões a respeito do processo de ensino e aprendizagem. Nesse ponto destaca-se o papel do professor, como mentor de conhecimento, onde o mesmo de dedicar-se a construir junto com os educandos, o conceito do assunto estudado, levando-os a atuarem  de fato, no processo.



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial